sábado, 24 de maio de 2025

Etossistema e Bioética Complexa

 José Roberto Goldim


A proposta de utilização da palavra  Etossistema, visa integrar as diversas estruturas morais, sociais e culturais de um ambiente. Nesse sentido, Etossistema é a denominação para um sistema dinâmico de modos de ser (ethos) que coexistem e evoluem, permitindo descrever como essas estruturas se relacionam e se influenciam mutuamente. A Bioética é complexa, por definição.

Esta perspectiva, a partir de uma proposta de Etossistema, permite reconhecer a interação e a interdependência entre os elementos e fatores presentes na situação-problema. Assim, é possível ter uma abordagem integrada dos aspectos éticos, morais, legais e sociais. Sem perder as suas particularidades, cada um destes domínios passam a ser reconhecidos pelas suas interconexões, são copresentes.

Os Etossistemas são dinâmicos e evolutivos, interagindo no tempo e ao longo do tempo.  É uma maneira de abordar os desafios contemporâneos que exigem uma compreensão mais abrangente das implicações éticas e sociais associadas às questões associadas à vida e ao viver.

A proposta de Etossistema é uma maneira de reconhecer integração abrangente entre os múltiplos aspectos éticos, morais, legais, sociais e técnicos presentes nas reflexões bioéticas. A complexidade está sempre presente nesta abordagem. As interações humanas, em nível individual e coletivo, são complementares e evolutivas. Nesta abordagem é possível fazer, de  uma maneira integrada, uma avaliação de como os valores são moldados e remodelados pelas dinâmicas sociais, culturais, morais e legais. 

O termo Etossistema preenche uma necessidade conceitual para abordar a complexidade das interações dos sistemas de valores e crenças e de diferentes fundamentações éticas presentes na Bioética.